Novas curvas de padrões de referencia de aptidão cardiorespiratória para o Brasil em copraçõe com outros paises!

fmusp
O objetivo deste estudo é fornecer valores de referência abrangentes para a inclinação da eficiência de consumo de oxigênio (OUES) em adultos saudáveis. A heterogeneidade internacional também foi explorada através de bases de dados publicadas.
Foi realizado um estudo transversal com teste de exercício cardiopulmonar (TECP) em esteira rolante de uma amostra brasileira de adultos saudáveis, no qual foram calculados OUES absolutos e valores normalizados por peso e área de superfície corporal (SC). Os dados foram estratificados por sexo e faixa etária. Equações de predição foram calculadas utilizando idade e variáveis ​​antropométricas. Os dados internacionais foram agrupados e as diferenças foram exploradas utilizando análise fatorial de variância ou teste t , conforme apropriado. Os padrões relacionados à idade da OUES foram calculados por meio de análise de regressão.
Foram incluídos 3.544 CPX (1.970 homens e 1.574 mulheres) e a idade variou de 20 a 80 anos. Os homens apresentaram valores maiores que as mulheres para OUES, OUES/kg e OUES/BSA. Valores menores foram encontrados com o envelhecimento e os dados seguiram curva de regressão quadrática. Foram fornecidas tabelas de valores de referência e equações preditivas para OUES absoluto e normalizado em ambos os sexos. Comparações internacionais de valores absolutos de OUES entre dados brasileiros, europeus e japoneses revelaram heterogeneidade substancial. A medida OUES/BSA minimizou as discrepâncias entre os dados brasileiros e europeus.
Nosso estudo forneceu valores de referência abrangentes de OUES em uma grande amostra de adultos saudáveis ​​da América do Sul com uma ampla faixa etária e incluiu valores absolutos e normalizados. As diferenças observadas entre os dados brasileiros e europeus foram reduzidas no OUES normalizado pela BSA.
Link do artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?