Foi realizado um estudo transversal com teste de exercício cardiopulmonar (TECP) em esteira rolante de uma amostra brasileira de adultos saudáveis, no qual foram calculados OUES absolutos e valores normalizados por peso e área de superfície corporal (SC). Os dados foram estratificados por sexo e faixa etária. Equações de predição foram calculadas utilizando idade e variáveis antropométricas. Os dados internacionais foram agrupados e as diferenças foram exploradas utilizando análise fatorial de variância ou teste t , conforme apropriado. Os padrões relacionados à idade da OUES foram calculados por meio de análise de regressão.
Foram incluídos 3.544 CPX (1.970 homens e 1.574 mulheres) e a idade variou de 20 a 80 anos. Os homens apresentaram valores maiores que as mulheres para OUES, OUES/kg e OUES/BSA. Valores menores foram encontrados com o envelhecimento e os dados seguiram curva de regressão quadrática. Foram fornecidas tabelas de valores de referência e equações preditivas para OUES absoluto e normalizado em ambos os sexos. Comparações internacionais de valores absolutos de OUES entre dados brasileiros, europeus e japoneses revelaram heterogeneidade substancial. A medida OUES/BSA minimizou as discrepâncias entre os dados brasileiros e europeus.
Nosso estudo forneceu valores de referência abrangentes de OUES em uma grande amostra de adultos saudáveis da América do Sul com uma ampla faixa etária e incluiu valores absolutos e normalizados. As diferenças observadas entre os dados brasileiros e europeus foram reduzidas no OUES normalizado pela BSA.